top of page

VI Colóquio internacional

Auditório 93 - 9º andar

Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Rua São Francisco Xavier 524 - Maracanã, Rio de Janeiro

 

 

Fronteiras Abertas para o Social

AMÉRICA LATINA 

Dias 14-16 de maio de 2018

Mais de 600 milhões de seres humanos habitam

um território de cerca de 22 milhões de quilômetros quadrados, denominado América Latina.

Que potencialidades e desafios tem esse território imaginário que ocupa 13,5% do planeta?

Como essa região, configurada a partir de raízes históricas comuns e caracterizada pela diversidade cultural, se vê perante fenômenos contemporâneos como o capitalismo financeiro global,

a imigração e a exclusão social? 

PALESTRANTES

Muniz Sodré

Sociólogo brasileiro. Doutor em Letras pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e Mestre em Sociologia da Comunicação e da Informação pela Université de Paris IV (Paris-Sorbonne). É livre-docente em Comunicação pela UFRJ. É um dos pesquisadores mais renomados da comunicação na América Latina. 

Francisco Sierra Caballero

Jornalista espanhol. Doutor em Ciências da Informação pela Universidade Complutense de Madri. Pesquisador do Instituto Universitário de Estudos sobre América Latina da Universidade de Sevilha (Espanha), em cuja Faculdade de Comunicação é professor. Presidente da União Latina de Economia da Informação, a Comunicação e a Cultura (ULEPICC), uma associação cientí­fica internacional de pensamento crí­tico que aborda as transformações das indústrias culturais e as formas de poder, acesso e controle da informação. 

Francisco Jiménez Bautista

Antropólogo espanhol. Doutor em Humanidades pela Universidade de Almerí­a (Espanha); professor titular de Antropologia Social da Universidade de Granada (Espanha) e pesquisador do Instituto da Paz e dos Conflitos, dessa mesma instituição. Especialista em temas relacionados a conflitos urbanos e ecológicos, investigação para a paz, conflitos culturais, racismo e migrações.

Fernando Neira Orjuela

Antropólogo colombiano. Doutor em Estudos de População pelo Colégio do México e Mestre na mesma área pela Faculdade Latino-americana de Ciências Sociais (FLACSO-México). Membro do Centro de Pesquisas sobre América Latina e o Caribe (CIALC), junto à Universidade Nacional Autônoma do México (UNAM), e da Academia Mexicana das Ciências. Suas pesquisas abordam temas relacionados ao desenvolvimento econômico e às dinâmicas migratórias na América Latina.

Néstor Sanabria Landazábal

Sociólogo colombiano. Doutor em Estudos Latino-americanos pela Universidade Nacional Autônoma do México e Mestre em Economia e Polí­tica Internacional pela Universidade Nacional da Colômbia; pesquisador da Universidade Autônoma do Caribe (Barranquilla-Colômbia).

Nilcemar Nogueira

Secretária Municipal de Cultura do Rio de Janeiro. Doutora em Psicologia Social pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e Mestre em Bens Culturais e Projetos Sociais pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). Integra o grupo de Pesquisas Participativas em Comunidades cujo projeto geral de pesquisa é a construção de identidade cultural e autoestima com jovens do Centro Cultural Cartola: comunidade da Mangueira. Fundadora do Museu do Samba.

Andreya Navarro

Advogada brasileira. Doutora em Psicologia Social pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ); Mestre em Direito pela Universidade Estácio de Sá (UNESA) e em Direito Empresarial e Direito da Tecnologia pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). Professora adjunta de Direito Civil, Filosofia do Direito, Ética, Bioética, Direito e Psicanálise da Universidade Candido Mendes, instituição da qual é Diretora Geral (Campus Ipanema). Atualmente realiza pós-doutorado em Direitos Humanos na Universidade de Salamanca (Espanha).

Cibele Vaz

Psicóloga brasileira. Doutora em Psicologia Social pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Pesquisadora associada ao Núcleo de Estudos Relações Raciais: memória, identidade e imaginário na Pontifí­cia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP). Docente do Mestrado em Psicologia - Psicossomática e Pesquisadora do Grupo de Pesquisa em Estresse Ocupacional da Universidade Ibirapuera.

Denise Lima

Psicóloga brasileira. Doutora em Ciências Sociais pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) e pesquisadora A do Programa de Pós-Graduação em Psicologia Social da UERJ. Pesquisadora da Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (FAPERJ). Autora dos livros Diálogo entre a sociologia e a psicanálise e Os sentimentos sociais com base em laço de tom positivo.

Maria da Graça Hoefel

Médica brasileira. Doutora em Sociologia e Mestre em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Professora do Departamento de Saúde Coletiva da Universidade de Brasí­lia (UnB) onde desenvolve atividades de ensino, extensão e pesquisa nas áreas de Saúde, Trabalho, Saúde Indí­gena e Cultura sob o enfoque da Participação Social. Coordenadora Nacional do Projeto Vidas Paralelas e do Projeto CAPES COFECUB (PVP) com a Universidade Paris V-Descartes, UERJ e Montpellier.

Werusca Virote

Psicóloga brasileira. Doutora em Psicologia Social pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), Mestre em Psicologia e Especialista em Gerenciamento e Diagnóstico de Recursos Humanos pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Pesquisadora nas áreas de Cultura Organizacional, Cultura Militar, Cotidiano, Carreiras e Produção de Subjetividades. Professora efetiva do Instituto Federal do Rio de Janeiro, em exercí­cio provisório no Instituto Federal do Triângulo Mineiro. É lí­der do Grupo de Pesquisa CNPq Protagonismo Social Jovem e Adolescência Contemporânea.

Heloísa Ferraz

Psicóloga especialista nas áreas da Psicologia do Trabalho, Dinâmica dos Grupos e Psicodrama. Doutora em Psicossociologia de Comunidades e Ecologia Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Professora Adjunta do Instituto de Psicologia da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), Responsável pelo Estágio em Psicologia do Trabalho e Organizacional.

Sobre
Palestrantes

Ana Maria Peçanha

Doutora em Comunicação pela Universidade de São Paulo (USP) e em Ciências Sociais pela Université Paris Descartes - Paris V. É professora e pesquisadora do Centro de Estudos

sobre o Atual e o Contemporâneo

(CEAQ, em francês) na Université Paris Descartes - Paris V.

Augusto Costa da Conceição

Psiquiatra da Secretaria de Saúde do Estado da Bahia. Doutor em Psicologia Social pela UERJ. Pesquisador de Negritude e de temas sociais como Religião e Sociedade. Presidente da Associação Brasileira de Etnopsiquiatria - seção Bahia, e sócio fundador do Centro de Estudos e Pesquisa em Saúde Mental Professor Nelson Pires.

Graciela Natansohn

Jornalista argentina. Professora Associada da Faculdade de Comunicação e do

Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura Contemporâneas da

Universidade Federal da Bahia (UFBA). Coordena o grupo de Pesquisa em

Gênero, Tecnologias Digitais e Cultura (GIG@/UFBA).

Héris Ardnt

Maria Theresa Costa Barros

Martha Bento

Jornalista brasileira. Doutora em Sociologia - Université de Paris V (René Descartes); Mestre em Comunicação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Foi professora titular da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Tem experiência na área de Comunicação, com ênfase em Jornalismo e Novas Tecnologias, atuando principalmente nos temas Comunicação, Jornalismo, Jornalismo Científico, Comunicação e iteratura

Psicóloga brasileira. Doutora em Saúde Coletiva pelo Instituto de Medicina Social da

Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Membro do Círculo

Psicanalítico do Rio de Janeiro. Docente do Programa de Pós-Graduação em

Psicologia Social da UERJ.

Psicóloga brasileira. Doutora em Psicologia Social pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). É Facilitadora Titular de Biodanza pela International Biocentric Foundation. Realiza pesquisa transdiciplinar, articulando clínica, arte, música e política através de autores da Dimensão Crítica da Clínica e da Análise. 

É autora do livro Estratégia Sensí­vel: composição musical e produção de subjetividade de jovens da comunidade

da Mangueira.

COORDENADORA

Regina Andrade

VICE-COORDENADORA

Patrícia Miranda

Jornalista brasileira. Doutora em Literatura Comparada pela Faculdade de Letras da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e Mestre em Jornalismo pela Southern Illinois University, nos Estados Unidos. Docente do Departamento de Jornalismo e Coordenadora de Graduação da Faculdade de Comunicação Social da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Pesquisadora na área de Comunicação e Cultura, com foco em Jornalismo, Design e Ficção Televisiva Seriada/Telenovelas.

Debatedores

D E B A T E D O R E S

Psicóloga brasileira. Doutora em Comunicação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro.  Professora Titular da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Coordenadora do Grupo CNPq de Pesquisas Participativas em Comunidades. Vice-Coordenadora do projeto CAPES/COFECUB Vidas Migrantes, em conjunto com a UnB. Organizadora das coletâneas Território Verde e Rosa: construções psicossociais no Centro Cultural Cartola (2010) e Territórios sem fronteiras: o social no contemporâneo (2014). Idealizadora dos Colóquios Internacionais como oportunidade de convênios e intercâmbio de pesquisa.

PROGRAMAÇÃO

14 de maio | segunda-feira

15h - 17h – Reunião Interna

Conflitos e Desigualdades 

17h - 19h30 – Abertura | Mesa Redonda I 

Conflitos e desigualdades na América Latina 

 

Muniz Sodré | UFRJ, Brasil

Francisco Sierra Caballero |  União Latina de Economia da Informação, da Comunicação e da Cultura (ULEPICC) 

Francisco Jiménez Bautista | Instituto da Paz e dos Conflitos da Universidade de Granada 

Nilcemar Nogueira | Secretária Municipal de Cultura do Rio de Janeiro

 

Debatedores

Graciela Natansohn | FACON –UFBA 

Augusto Costa Conceição | Secretaria Estadual de Saúde (SESAB), Salvador, Bahia 

 

Logística

Georgie Echeverri | UERJ 

15 de maio | terça-feira

9h30 - 12h30 – Mesa redonda II

América Latina e imigração

 

Francisco Jiménez Bautista | Instituto da Paz e dos Conflitos da Universidade de Granada 

Cibele Vaz | Universidade Ibirapuera, SP 

Andreya Navarro | UCAM, Rio de Janeiro 

Maria da Graça Hoefel | UNB, Brasília

 

Debatedoras

Ana Maria Peçanha | René Descartes-Paris V

Martha Bento Lima | UERJ

 

Logística

Wallace Araújo | UERJ

 

14h30 - 17h – Mesa redonda III 

Juventude da América Latina: potencialidades e perspectivas

 

Néstor Juan Sanabria Landazábal | Universidade Autônoma do Caribe, Colômbia

Werusca Virote | IFTM, MG

Denise Maria de Oliveira Lima |  UERJ 

Heloísa Ferraz | UERJ 

 

Debatedor

Maria Theresa Costa Barros | UERJ 

 

Logística

Lígia Valadares | UERJ

Patrícia Miranda | UERJ 

16 de maio | quarta-feira

9h - 12h – Seminário

As redes de pesquisa sobre fronteiras na América Latina

 

Fernando Neira Orjuela | Universidade Nacional Autônoma do México, Centro de Estudos sobre América Latina (CEALC)

 

Debatedoras:

Graciela Natansohn  | FACOM-UFBA

Heris Arndt | UERJ 

Martha Bento Lima | UERJ

Programação
Inscrição

PROMOÇÃO E APOIO

Apoio

VI Colóquio internacional

Fronteiras Abertas para o Social

AMÉRICA LATINA 

Coordenação

Regina Andrade | PPGPS, UERJ

 

Vice-Coordenação

Patrícia Miranda | FCS, UERJ

DIAS: 14-16 de maio de 2018

 

LOCAL: Auditório 93 - 9º andar

Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Rua São Francisco Xavier 524 - Maracanã, Rio de Janeiro

bottom of page